Todo dia é dia de índio
Compartilhamos, a seguir, a título de ilustração e
colaboração, o relato da professora Aline Pavão, na Escola Municipal
(10.19.049) Meralina de Castro. Tal relato foi amplamente compartilhado
via rede social, cujo impacto corrobora a presente discussão.
"Posso ter parecido omissa, afinal, temos o hábito de
ver crianças da Educação Infantil saírem “fantasiadas” de índio nessa ocasião
de abril... Me vi numa sinuca debico, como problematizar a questão do índio com
crianças tão pequenas? Fiquei confusa sobre o que fazer. Bom, resolvi bater um
papo com eles sobre que era “ser índio”. Teve criança dizendo que era destruir
as coisas, teve criança dizendo que era “roupa de carnaval” e teve criança
associando ao Curupira! Na conversa, fui desconstruindo algumas questões e
explicando a eles o que é ser índio de verdade, que não se trata de um
personagem de mentirinha, nem fantasia de carnaval... Ele existe de verdade!
Contei às crianças que os índios foram os primeiros a morar no Brasil e que
hoje em dia vivem como nós, trabalham, estudam e que são muito importantes na
formação da nossa cultura! Eles se mostraram atenciosos e perguntaram bastante.
Uma conversa despretensiosa virou um momento show de bola! Concluímos, então,
que “Cultura indígena não é fantasia”! Tudo bem que estou remando contra a
maré, mas sigo plantando a semente!"
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